Para se realizar a cirurgia bariátrica, há uma lista de critérios que devem ser seguidos rigorosamente a fim de evitar complicações que podem ser fatais. Uma das grandes dúvidas dos pacientes é: quais os fatores que podem me deixar inelegível para a cirurgia bariátrica? Eles são poucos, porém graves e, em nenhuma hipótese, devem ser descartados.

Conheça-os:

  • Limitação intelectual significativa: quando o paciente não consegue compreender a magnitude da operação ou dá indícios que não irá seguir as recomendações do pós-operatório, principalmente, das dietas restritivas. Também não é recomendado caso ele não possua um suporte familiar adequado.
  • Transtorno psiquiátrico: caso o paciente apresente algum quadro clínico que não pode ser controlado, a contraindicação é absoluta. Casos como depressão e ansiedade só deverão ser liberados se estiver comprovado a capacidade da pessoa compreender e seguir a risca as orientações médicas.
  • Vícios: alcoólatras e pessoas que tencionam ao alcoolismo não devem realizar a cirurgia, assim como os usuários de drogas ilícitas. Além de não ter controle no pós-operatório, a ingestão de substâncias tóxicas pode causar danos ao organismo do paciente que fica fragilizado.
  • Pacientes menores de 16 anos: não é recomendada, pois o corpo ainda está em desenvolvimento. A cirurgia é recomendada entre 16 e 18 anos sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
  • Doenças genéticas: se o paciente tiver alguma doença genética que pode gerar complicações durante a cirurgia ou no pós-operatório.

Esse são os itens que impedem a realização da cirurgia, se você não se enquadra em nenhum deles deverá seguir as diretrizes usuais: ter o IMC acima de 35 associado a comorbidades associadas a obesidade. Em todo caso, a recomendação é marcar uma consulta com o cirurgião para que ele avalie se você é um candidato à cirurgia ou não.