Em 2017 a Organização Mundial de Saúde (OMS) aproveita o Dia Mundial da Saúde (7 de Abril) para alertar sobre a depressão, um transtorno que tem surgido com cade vez mais frequência em todo o mundo, e falando sobre o tema, daremos o primeiro passo para compreender melhor a doença e encorajarmos cada vez mais pessoas a procurarem por informação e ajuda.

A depressão tem uma forte relação com a obesidade, sendo que aproximadamente 30% das pessoas que procuram por um tratamento para emagrecer, apresentam algum grau de depressão, daí a necessidade de ressaltar a importância de conversarmos sobre este tema no Dia Mundial da Saúde.

A doença pode apresentar sintomas como compulsão por comida e aumento de apetite. O indivíduo come muito, se arrepende e fica com baixa autoestima.

A depressão aumenta a circulação do cortisol, uma substância que também é conhecida como “hormônio do estresse”, induzindo ao acúmulo de células de gordura na região abdominal.

Sabe-se que a melancolia profunda reduz a produção de serotonina e a noradrenalina. O resultado dessa disfunção é aquela vontade de comer carboidratos — doces, pães e massas. Para combater o ciclo da obesidade e depressão, é recomendável um tratamento multidisciplinar, com apoio de psicólogos, nutricionistas e atividade física.

Prevenir a depressão ajuda nos resultados do tratamento da obesidade.  Como alguns antidepressivos levam ao aumento de peso e apetite, é importante conversar com um médico sobre as opções mais adequadas.