A gastroplastia é um procedimento cirúrgico que consiste em reduzir a capacidade da câmara gástrica, de maneira a fazer com que uma pessoa reduza o volume de ingestão e, assim, tenha maior qualidade de vida.
Ciente, no entanto, que muitas pessoas têm dúvidas a respeito desse procedimento, fizemos este conteúdo para apresentar três coisas que você precisa saber sobre esse tipo de cirurgia.
Confira:

1. A gastroplastia é um tratamento efetivo contra a obesidade

A primeira coisa que precisa saber a respeito desse procedimento é que ele se apresenta como um tratamento efetivo no combate a obesidade. Assim, qualquer pessoa que esteja fora do peso ideal, sendo considerada obesa pelos especialistas, pode se submeter a essa técnica e, dessa forma, conquistar de volta sua qualidade de vida.
Não é demais destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje, o mundo conta com mais de 1,5 bilhão de pessoas obesas. É um problema de saúde pública que cresce a cada ano em virtude de vários fatores, incluindo o consumo de alimentos não saudáveis, como são o caso daqueles que apresentam um teor elevado de gordura, carboidrato e açúcar.

 

2. A gastroplastia por vídeo é uma técnica menos invasiva

Outra informação a respeito da gastroplastia por vídeo laparoscopia é que se trata de um procedimento menos invasivo quando comparado com a cirurgia aberta, anteriormente realizada.
A gastroplastia no tratamento da obesidade está indicada tanto em adolescentes como em pessoas idosas. Porém, vale salientar que se trata de uma técnica recomendada na obesidade grau II ou III.

 

3. Pode-se alcançar até 50% de perda de peso

A gastroplastia é um procedimento cirúrgico que acarreta excelentes resultados para quem busca não apenas ter ou manter uma vida saudável, mas também perder peso e, consequentemente, alcançar um corpo agradável, de acordo com seus interesses.
Com essa cirurgia, pode-se alcançar uma perda de peso de até 50%. Assim, por exemplo, caso tenha 100 kg, poderá ficar com 75 kg ou menos que isso, caso combinado com outras técnicas, como a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar. Para um melhor resultado, o ideal é combinar técnicas, algo que deve ser considerado pelo especialista.
Como vimos, a gastroplastia é um tratamento contra a obesidade, que pode fazer com que uma pessoa perca peso e, assim, conquiste uma melhor qualidade de vida. Estar dentro do peso ideal não é apenas uma condição estética, vale dizer, mas também um fator fundamental para quem busca ter uma vida saudável.

 

Leia outros conteúdos como este acompanhando as publicações em nosso blog. Nele estamos sempre compartilhando textos que podem não apenas enriquecer mais seus conhecimentos, mas também facilitar seu dia a dia