O sono é um momento muito importante para descansar o corpo e a mente e renovar as energias. Entretanto, para algumas pessoas, esse período é igualmente cansativo e desgastante, pois  não têm consciência de que sofrem de apnéia do sono, um distúrbio caracterizado por um ronco profundo, seguido de uma rápida parada respiratória. A situação pode ocorrer diversas vezes durante a noite, interrompendo rapidamente o sono.

As interrupções geram desconforto por impedirem a entrada em sono profundo, provocando sonolência, cansaço e irritabilidade emocional durante o dia.

Os dados do Ministério da Saúde, baseados em resultados de pesquisas do Instituto do Sono, revelam que cerca de 50% da população brasileira se queixa da qualidade de sono ruim e cerca de 30% da população adulta sofre de apneia.

Em indivíduos obesos ou super obesos, a apnéia do sono tem maior intensidade, motivo pelo qual a perda de peso é importante para auxiliar na melhoria da qualidade do sono e, por extensão, em um melhor humor e mais disposição durante o dia.

A obesidade é uma doença grave e com diversos danos psicológicos e para a saúde, mas tem tratamento. Pesquise especialistas e inicie um tratamento o quanto antes para garantir noites de sono mais tranquilas e todos os outros benefícios de uma vida mais saudável.